Filho de um dos mais cultuados poetas russos modernos e de uma atriz, Andrei Tarkovski nasceu na aldeia de Zavrazhye no Distrito de Ivanovo em Volga, na extinta União Soviética.

Em 1954, Tarkovski começou a estudar no conceituado Instituto Estadual de Cinematografia VGIK no curso de direção de cinema. Graças a abertura soviética na época da era Khrushchov, Tarkovski teve acesso aos filmes do neo-realismo italiano, da Nouvelle Vague francesa e de diretores como Kurosawa, Buñuel, Bergman, Bresson, Andrzej Wajda (cujo filme Cinzas e Diamantes foi de grande influência para Tarkovski) e Mizoguchi.

Cena de Melancholia, Lars von Trier

Tarkovski dirigiu apenas sete longas-metragens, mas exerceu uma grande influência sobre muitos outros grandes diretores, como por exemplo o dinamarquês Lar von Trier. É muito interessante notar as semelhanças e as ideias de Tarkovski nos filmes de Trier, especialmente nos longas Melancholia e Anticristo.

Cena de The Mirror(Zerkalo), Tarkovski

Algumas dessas semelhanças podem ser vistas no video abaixo, Tarkovski / Lars von Trier, divulgado pelo canal no YouTube de Elshan Aliyev. Assista: