Antes de ser tornar a famosa livraria El Ateneo, o teatro Gran Splendid foi criado em 1919 pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresario Max Glücksmann.

O teatro recebeu espetáculos de tango feitos por artistas como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini. Porém, já no final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina. Entre 1964 e 1973 voltou a ser um teatro e novamente foi um cinema até fechar um pouco antes da crise de 2000.

A livraria El Ateneo Grand Splendid, ou simplesmente El Ateneo, como é conhecida, surgiu no ano de 2000, quando foi adquirida pelo Grupo Ilhsa, que através da Tematika, possui as livrarias El Ateneo e Yenny (com mais de 40 lojas). Em 2007 se tornou a principal livraria do grupo, além, claro, de um dos mais tradicionais cartões postais da capital argentina.

El Ateneo se tornou a maior livraria da América Latina, com mais de 500.000 títulos – entre livros, CDs e DVDs – divididos em 2000 metros quadrados. Um local perfeito para sentar-se e ler tranquilo algum livro do acervo. Um espaço que mistura história, literatura e turismo.

Detalhe da cúpula da livraria

A cúpula foi desenhada por Nazareno Orlandi e apresenta uma grande pintura alegórica pela paz após a Primeira Guerra Mundial (1919). No subsolo, que é acessado por escada rolante, ficam a loja de discos, o setor de livros infantis e os galpões onde ficavam os bastidores, a sala técnica e a enfermaria.

Além do espetáculo que é a arquitetura do local, considerada por muitos como a livraria mais linda do mundo, o acervo em si é uma grande mostra da cultura portenha e impressiona pela diversidade. São milhares de livros e pode-se passar horas entre suas estantes, explorando temas diversos em espanhol ou mesmo em outros idiomas.

Avenida Santa Fe

Ao final da sua visita, você pode ainda explorar mais a Avenida Santa Fe, uma das mais importantes e movimentadas de Buenos Aires, que concentra ainda diversos outros pontos interessantes, como galerias, cafés, restaurantes e diversos tipos de lojas e comércio.

Como chegar

Avenida Santa Fe 1860, Buenos Aires C1123AAN Argentina
Site: https://www.yenny-elateneo.com/
Telefone: +54 11 4813-6052

Mapa da região da Av Santa Fe
Créditos:
Foto principal: Hernán Piñera – Flickr
Referências:
Clarin
Wikipedia