Skip to main content

Uma parte de gim, outra de vermute rosso e uma última de Campari. Adicione gelo e uma fatia de laranja. O Negroni está pronto!

A versão mais divulgada da origem dessa bebida é que ela foi inventada no Caffe Casoni, em Florença, Itália, em 1919. A lenda conta que o conde Camillo Negroni pediu a seu amigo, o barman Fosco Scarselli, para adicionar gim ao invés da habitual água gaseificada e dessa forma deixar mais forte o seu coquetel favorito, o “Americano”.

Scarselli acrescentou um enfeite de laranja, em vez do limão que você costuma obter com um Americano, e a bebida decolou. Em pouco tempo, todos estavam entrando no bar para um ‘Negroni’.

Foto: @nwongpr (Flickr)

"Os amargos são excelentes para o fígado, o gim faz mal. Eles se equilibram."

Orson Welles
À direita, foto de Camillo Negroni – Foto(esquerda): @sebastiancoman-Unsplash

O sucesso foi imediato, então a família Negroni criou uma destilaria, chamada de Industria Liquori Negroni, na cidade de Treviso, para vender a mistura já engarrafada, chamada Antico Negroni 1919. A destilaria ainda está aberta hoje, sob a propriedade de uma nova família.

Camillo Negroni era uma figura interessante. Viajou pela América na casa dos vinte anos e viveu a vida de um cowboy por um período. Também morou em Londres, cidade que talvez tenha influenciado Camillo ao seu gosto por gim e o levou a criar um dos coquetéis mais icônicos de todos os tempos.

Foto: @nuff-Unsplash

Curiosidade

Você sabia que Federico Fellini, o grande diretor de cinema italiano conhecido por seus filmes como 8 1/2, Noites de Cabiria e A Doce Vida, produziu um comercial para o Bitter Campari, um dos principais ingredientes que definem o Negroni? O anúncio chamava-se Oh, che bel paesaggio! (“Oh, que paisagem linda!”). Assista abaixo:

“Um Negroni é uma bebida perfeita no que me diz respeito. São três licores pelos quais não estou particularmente interessado… Mas junte-os com uma fatia de laranja. Funciona... O primeiro gole é confuso e não particularmente agradável. Mas cara, isso cresce em você."

Anthony Bourdain

O Negroni de Jamie Oliver

Até mesmo chefs renomados fazem suas experimentações com a bebida. Jamie Oliver, por exemplo, criou uma receita usando o gim Bombay Sapphire como base de seu drink, assista:

Receita clássica do Negroni

Segundo a IBA, o coquetel é servido antes da refeição principal e é composto de:

• 30 ml de Gin — comprar na Amazon
• 30 ml de Campari — comprar na Amazon
• 30 ml de Vermute Rosso — comprar na Amazon

Misture os ingredientes diretamente num copo do tipo “old-fashioned”, cheio de cubos de gelo, agite levemente e enfeite com meia fatia de laranja. O ideal é que se beba o Negroni antes da refeição.

Existem também muitas marcas de Negroni já prontos para o consumo, como essa versão da própria Campari, ou outros com excelente qualidade como o N45.