Famoso por seus comentários políticos,  atividades em redes sociais, documentários e claro, suas obras artísticas, Ai Weiwei tem sua história contada em novo livro da Taschen.

A editora Taschen está lançando o livro “Life of Ai”, nada menos que 512 páginas que exploram cada uma das fases da carreira de Ai até sua libertação da custódia chinesa. A obra, possui extenso material visual para acompanhar o desenvolvimento do artista desde seus primeiros dias em Nova York até os dias de hoje.

Nascido em Pequim em 1957, Ai Weiwei é conhecido por fazer fortes declarações que ressoam no mundo geopolítico de hoje. Da arquitetura a escultura e instalações, de mídias sociais a documentários, ele usa uma ampla gama de mídias para novas formas de examinar artisticamente a sociedade e seus valores.

“Convido as pessoas a serem 'cidadãos obcecados', sempre questionando e pedindo responsabilidade. Essa é a única chance que temos hoje de uma vida saudável e feliz.”

Ai Weiwei

O livro cobre desde sua descoberta internacional no início dos anos 2000, com o trabalho porcelana Sunflower Seeds no Turbine Hall da Tate Modern, sua resposta ao terremoto de Sichuan em 2008 e sua detenção policial em 2011. Em 2015, Ai recebeu o Prêmio Embaixador da Consciência, da Anistia Internacional. Além disso, ele também recebeu o Prêmio Václav Havel de Dissidência Criativa de 2012 da Fundação de Direitos Humanos.

Com fotos de estúdio nos bastidores e inúmeras declarações derivadas de entrevistas exclusivas com Ai, “Life of Ai” traz acesso privilegiado ao processo, às influências e à importância do artista.

Atualmente, Ai Weiwei usa os documentários também como forma de expressão, como o “Human Flow”, que estreou no 74º Festival de Cinema de Veneza, “Cockroach”(2020) e mais recentemente “Coronation”, também de 2020, que fala sobre a epidemia do Coronavirus e foi apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo(seus ingressos se esgotaram em poucas horas).

Para saber mais sobre esses documentários, acesse o site do artista em aiweiwei.com.

Como Comprar

De acordo com o site da Taschen(taschen.com), o livro custa R$ 150 e os pedidos feitos no Brasil são processados, cobrados e entregues pela Paisagem Distribuidora.

Clique aqui para comprar.

Créditos:
Foto principal(reprodução): Ai Weiwei Films / aiweiwei.com
Demais fotos, informações e referências: Taschen